Escolinha de Futebol A.J.U.D.A.

Apresentação:

Buscando dar ocupação ao jovens e crianças faremos uma escolinha de esportes e futebol agindo contra a falta de educação e lazer que aflige as crianças carentes da região.
Essa escolinha servirá na educação de crianças carentes através da prática esportiva supervisionada e racional. Essa é uma boa maneira de dar uma contribuição para a melhoria das condições de vida dos nossos jovens.

O que é

É uma iniciativa de cunho social e esportivo que visa promover a integração entre crianças e adolescentes, através da prática supervisionada do futebol nas quadras de nossas praças,
aproveitando um espaço que já pertence a comunidade.

Objetivos

  • Promover a integração entre membros da comunidade, com participação direta ou indireta dos mesmos (pais, educadores, alunos, parentes e amigos);
  • Estimular o bom desempenho escolar dos participantes;
  • Descobrir novos talentos;
  • Proporcionar uma opção de lazer a crianças carentes.

Público Alvo

Crianças e adolescentes carentes, residentes em Vila de Abrantes e adjacências, com baixa renda familiar, regularmente matriculados em escolas públicas, com idade entre 11 e 15 anos.

Funcionamento

A escolinha, como já foi dito, se utilizará das quadras de nossas praças,
aproveitando um espaço que já pertence a comunidade.

As Escolinhas

Como foi dito no item acima, as escolinhas já podem funcionar desde já, mesmo que ainda não tenhamos uma Sede - AINDA !

Material

Para realizar as atividades, serão necessários os seguintes materiais esportivos, para serem utilizados pelos alunos e professores, exclusivamente em horário de aula:
  • Camisas;
  • Calções;
  • Chuteiras;
  • Coletes;
  • Bolas;
  • Cones;
  • Apito.

Equipe

Para gerenciar as escolinhas, haverá um escritório, onde trabalhará um coordenador geral e secretária. Eles ficarão responsáveis por elaborar os horários, supervisionar o trabalho dos professores, verificar a freqüência dos alunos, bem como o seu rendimento escolar.
O escritório elaborará a ficha de inscrição dos alunos, controlará o número de beneficiados por escolinhas e ficará responsável pela matrícula. Enfim, coordenador e secretária são os encarregados pela burocracia da Escolinha.

O número de professores vai ser definido a partir da demanda de escolinhas e alunos. O certo é que cada um deles tem que ser um profissional reconhecidamente capacitado na orientação futebolística, experiente, e que tenha ciência da importância de seu papel também como educador. A seleção dos professores vai ser bastante criteriosa.

As aulas

As aulas vão ser realizadas por quatro turnos em dois dias da semana. O número máximo de alunos por escolinha é de 50, para facilitar e viabilizar o trabalho dos professores. Nas aulas, vão ser ensinados os fundamentos do futebol (passe, cabeceio, domínio, chute), tática, além da promoção de treinamentos coletivos.

Acompanhamento

Os alunos com alto rendimento técnico farão parte do quadro permanente das escolinhas. Eles vão compor a seleção do projeto Escolinha de Esportes Ajuda, para a disputa de torneios, jogos amistosos e campeonatos. Os demais vão passar um período rotativo de três meses na unidade, para proporcionar à maior quantidade possível de jovens da região a oportunidade de participar do projeto.
Os alunos serão divididos em duas categorias: uma para aqueles com idade entre 11 e 13 anos; e outra para os que têm entre 14 e 15 anos de idade.
Para garantir a permanência na Escolinha, o aluno tem que:
  • Comprovar a freqüência escolar igual ou superior a 80% no mês;
  • Ter média igual ou superior à nota 7,0 na escola;
  • Ter freqüência mensal igual ou superior a 80% nas aulas da escolinha;
  • Não cometer atos de indisciplina, respeitando e sendo cordial com colegas e professores, não só na escolinha, como na comunidade;
  • Ser pontual e leal com os colegas na prática futebolística.

Atividades de Extensão

A Escolinha não vai se limitar apenas a oferecer aulas de futebol aos garotos beneficiados. Também serão promovidas nas unidades visitas de educadores e personalidades, com ou sem ligação com o esporte, para a transmissão de valores educacionais, esportivos, sociais e de saúde.
A meta é levar até as escolinhas atletas do presente e do passado, médicos, professores, treinadores, que contribuam, com suas experiências de vida, para a formação do cidadão.
Além das visitas, serão realizadas outras atividades de integração entre os alunos e a comunidade, como sorteios de brindes, festas de confraternização e outras.

Parcerias com os clubes

Os bons valores descobertos na escolinha serão oferecidos para clubes profissionais de futebol, contanto que haja consentimento de seus pais ou responsáveis. A preferência vai ser dada aos maiores clubes da capital baiana – Bahia e Vitória -, não sendo descartados contatos com agremiações de outros lugares do Brasil.
Um percentual (a definir) de negociações financeiras futuras dos atletas aprovados nos clubes será destinado ao projeto , para continuar viabilizando o trabalho realizado, e outra parte (também a definir) vai para os parceiros do projeto.

Custos

A estimativa é que cada aluno custe, por mês, R$ 50,00 ao projeto . Somado a isso estão as despesas com o escritório (água, luz, telefone, aluguel) e remuneração dos profissionais envolvidos na empreitada – coordenador, secretária e professores.
Para viabilizar o projeto, estão sendo contatados parceiros na iniciativa pública e privada, cientes do seu compromisso social e que queiram associar suas imagens a uma iniciativa cuja preocupação primordial é promover e disseminar o bem-estar social de crianças e adolescentes carentes.

Parceiros

Algumas empresas líderes de seus segmentos de mercado já se sensibilizaram com as propostas do projeto e se comprometeram a colaborar.